MEIO AMBIENTE: brigadistas de três municípios finalizam capacitação e treinamento em Ananás

Durante três dias, os brigadistas de três municípios (Ananás, Riachinho e Xambioá) participaram de um treinamento para prevenção e combate a incêndios.
A capacitação ministrada pelo Corpo de Bombeiros de Araguatins, se dividiu em duas etapas, uma teórica e outra prática, com os brigadistas aprendendo como agir em situações de riscos, caso seja necessário a utilização dos recursos observados nas aulas teóricas.
O curso de prevenção e combate a incêndios foi organizado, coordenado e conduzido pela COMPDEC – Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil em Parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros.
Na capacitação e treinamento os participantes aprenderam sobre técnicas de combate a incêndios florestais, causas, propagação, classificação dos incêndios, ferramentas entre outros temas organizados na grade curricular.
Ao todo foram capacitados 30 brigadistas que atuarão na defesa do Meio Ambiente, na preservação de ações contra incêndio e na conscientização da população dos municípios envolvidos para que sejam evitados a propagação de focos de incêndios.
O Prefeito Valber Saraiva, presente no curso, disse que “o curso possibilita os brigadistas trabalharem com segurança e assim proteger as pessoas e áreas de incêndios que possam danificar os patrimônios e principalmente o Meio Ambiente.”
O Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil, Dinamarques Pereira de Araújo, alertou ainda sobre a proibição de atear fogos em resíduos nos quintais, pois isso pode provocar incêndios e a situação sair do controle, neste período seco, tendo inclusive empreendido ação com os Brigadistas de Ananás, que fizeram conscientização de casa em casa sobre os riscos de se queimar o lixo nos quintais.
Deixe um comentário