Ouvir Texto Stop

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ananás, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (RURALTINS) e a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil realizaram nessa sexta-feira (25) uma produtiva reunião técnica com os Ribeirinhos que residem às margens do Ribeirão dos Porcos em Ananás.

 

Estavam presentes na reunião, os ficais ambientais do Município de Ananás, o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Riachinho Valdivino Lourenço e o Coordenador Municipal da Defesa Civil de Riachinho Odimar com alguns Ribeirinhos do município de Riachinho, além do engenheiro Agrônomo do RURALTINS Domingos Sávio que foi um dos palestrantes e a técnica Suimeire Rodrigues que abordaram os temas queimadas, conservação do solo, áreas de preservação permanente.

 

A Engenheira Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ananás Helivanea Borges, que falou sobre as causas das queimadas e consequências que provocam a alteração no equilíbrio dos ecossistemas das mais distintas paisagens, uma vez que impacta diretamente, na manutenção da fauna, na circulação de águas superficiais e subterrâneas, nas condições de temperatura e umidade, na liberação de vapor de água na atmosfera. Falou também de outras consequências preocupantes como a diminuição da biodiversidade, aumento de doenças respiratórias, diminuição da fertilidade do solo e intensificação da erosão, relatando ainda que estão proibidas as queimadas nas áreas de preservação permanente do Ribeirão dos porcos e outros mananciais, alertando que quem fazer esse tipo prática nas margens será notificado e autuado.

 

O Engenheiro Agrônomo Domingos Savio falou sobre práticas conservacionistas mais utilizadas como plantio em nível, adubação orgânica, adubação verde, rotação de culturas, cordões de vegetação, cultivo mínimo e plantio direto. Falando ainda sobre a parceria do RURALTINS e adentrou nos princípios fundamentais do planejamento de uso do solo englobando praticas vegetativas e práticas mecânicas, bem como a escolha dos métodos eficazes para a práticas de prevenção a erosão.

 

Alguns produtores relataram sobre suas produções como agrícolas e hortaliças deixando a metragem correta dos córregos e sempre utilizando matérias orgânicas.

 

A reunião foi encerrada com a abordagem sobre a conservação do solo e da água como alternativa para melhorar o rendimento das culturas e garantia de um ambiente mais saudável e produtivo para atual e futuras gerações, com a distribuição de algumas ferramentas para trabalhar no campo.

 

A equipe agradeceu o espaço cedido pelo proprietário Netão que sempre foi um dos parceiros, falando aos ribeirinhos que as áreas de preservação permanente devem ser preservadas e protegidas por Lei e coletando os nomes de todos os presentes, sistematizando-os através de um cadastro para monitorar as propriedades e anexar ao projeto de recuperação de Área de Preservação Permanente (APP) e nascente do Ribeirão dos Porcos, para que este possa integrar o Comitê de Bacias dos Rio Lontra e Corda do Estado do Tocantins.