Ouvir Texto Stop

O Dia D da vacina contra a gripe foi realizado neste sábado (4) em Ananás, com a mobilização de postos de saúde para melhorar a cobertura da vacina junto aos grupos que devem receber a dose.

Mesmo quem não conseguiu se vacinar neste sábado pode comparecer às Unidades Básicas de Saúde até o dia 31 de maio. A meta é imunizar pelo menos 90% do grupo prioritário.

No dia D da Campanha fe Vacinação contra a gripe foram imunizadas 390 pessoas.

Foram priorizadas crianças com idade entre 1 e 6 anos incompletos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha, de acordo com o Ministério da Saúde, foi feita por causa da maior vulnerabilidade do grupo.

Além do pessoal já mencionado, estão incluídos:

Trabalhadores da saúde; Povos indígenas; Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); Idosos; Professores de escolas públicas e privadas; Pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa; Jovens sob medidas socioeducativas; Funcionários do sistema prisional; Pessoas privadas de liberdade; Profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas).

A escolha dos grupos segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis. Agora, todos se beneficiam da vacinação.