Aguarde, carregando...

ANANÁS REALIZA A VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Dia 02/09/2021

A Prefeitura Municipal de Ananás, por meio da Secretaria de Assistência Social e Conselho Municipal de Assistência Social, realizaram nesta sexta-feira (27/08) a VIII Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com Financiamento Público, Para Enfrentar as Desigualdades e Garantir Proteção Social”. A Palestrante da Conferência foi a Senhora Aurora Morais Silva, Assistente Social servidora da SETAS e que também é membro(a) do Conselho Estadual de Assistência Social.
Foi uma oportunidade para a sociedade civil exercer a democracia através desse evento, contribuindo significativamente na melhoria da Assistência Social no Município. O evento limitou o número de participantes para 80 pessoas, em decorrência dos cuidados necessários tendo em vista o cenário pandêmico atual em que nos encontramos. A Conferência perdurou das 08 hs da manhã até as 15 hs da tarde e também foi transmitido ao vivo pelo canal do Youtube SEMED ANANÁS.
Fala principal pela Cerimonialista: “O processo de reconhecimento da Assistência Social como política pública de direito e, simultaneamente, garantidora de direitos foi também fortemente influenciado pelas lutas de movimentos sociais e da sociedade civil - ancorados na participação social que tem marcado a trajetória desta política - que resultaram em conquistas de direitos, a exemplo da inclusão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) na Constituição Federal e da atenção à população em situação de rua na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS)”.
A Conferência teve Eixos Norteadores para discussão dos grupos (facilitadores e comunidade), para em seguida elaborarem as propostas relacionadas a Esfera Municipal, Estadual e Federal voltadas às ofertas de políticas públicas de assistência Social, e logo após os grupos apresentaram a todos os presentes tais propostas, assim também como a provação das mesmas por parte da população e também dos membros do Conselho Municipal de Assistência Social.