PREFEITURA DE ANANÁS RECEBE CAPACITAÇÃO PARA COMBATE À RAIVA HUMANA
Publicado em: 28/09/2017 ás 10:15:00

A Secretaria Municipal de Saúde de Ananás, na manhã desta quinta-feira (28) recebeu uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde para uma capacitação sobre raiva humana, onde estão participando todos os Agentes de Saúde, Médicos, enfermeiros técnicos em todos os diretores da Secretaria Municipal de Saúde, da Zona Urbana e da Zona Rural.

O encontro aconteceu no Auditório da Prefeitura Municipal para que a mobilização pudesse garantir um público mais diversificado e assim englobar mais pessoas no combate aos causadores da mazela que por ano ainda atingem muitas pessoas.

Conforme a SESAU A raiva é uma zoonose viral que consiste em uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta quatro ciclos de transmissão: urbano, silvestre rural e aéreo, sendo o urbano passível de eliminação através da vacinação. No Tocantins, o último registro de raiva canina aconteceu em 2007 no município de Gurupi. Já os últimos casos de raiva humana foram registrados em 2002, sendo um caso no município de Arraias e outro no município de Palmeirópolis.

Por isso é importante a conscientização das  pessoas para a eliminação de animais que transfiram esse tipo de doença.