Casos de dengue tem redução de 60% no TO, diz secretaria de Saúde
Publicado em: 02/03/2017 ás 18:17:00 Fonte: G1 Tocantins

Os casos de dengue no Tocantins tiveram uma redução de 60% no primeiro bimestre deste ano, segundo relatório do monitoramento semanal realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Porém, em muitas regiões do estado o alerta continua. O estudo foi divulgado nesta quarta-feira (19) e aponta que entre os meses de janeiro a fevereiro de 2013, foram notificados 8.530 casos da doença no estado. Já em 2014, no mesmo período, foram registrados 3.387 casos.
Mesmo com a redução, existem regiões que estão em estado de risco ou de alerta por causa do elevado número de casos da doença. Segundo o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa), do Ministério da Saúde, sete cidades tocantinenses estão classificadas como municípios em situação de risco de infestação. Entre elas estão Araguaína (8,5%), Taguatinga (7,4%), Palmas (6,8 %), Formoso do Araguaia (5,9%), Wanderlândia (4,6%), Guaraí (4,5%) e Axixá do Tocantins (4,2%).
Segundo o biólogo em saúde da Sesau, Marcos Timóteo Torres, a população dessas cidades devem ficar atentas e cuidar dos quintais e das casas. "As pessoas que moram nesses locais precisam estar alertas por causa da possibilidade de ocorrer uma epidemia nesses municípios. Além de cuidar do seu imóvel, elas precisam denunciar [para o órgão competente] caso saiba de outros locais [com focos], para que as equipes façam a limpeza", explicou.

Notícias relacionadas